A amizade foi um dos maiores presentes que Deus nos deixou nesta Terra. Prova disto é que durante toda a nossa vida fazemos novos e novos amigos. E a maior prova ainda é que a amizade verdadeira sempre vai permanecer. Não sou pessoa de muitos amigos, tenho poucos, mas verdadeiros, são pessoas que sei que se precisar poderei contar a qualquer momento. Pessoas que sempre que precisei de um ombro amigo para chorar, fui confortada. Amigos com quem dividi grandes alegrias da minha vida, saídas, gargalhadas...amigos com quem aprontei coisas muito boas. Situações memoráveis ficarão para sempre. Tempos de colégio, cursinhos preparatórios para o vestibular (ótimas lembranças), o próprio vestibular (as alegrias e o choro de quem não passou), o ingresso na faculdade, apresentação de TCC, colação de grau, formatura e principalmente as dores do coração... Enfim, amigos com quem pude dividir cada momento da minha vida.
Muitos amigos vieram, chegaram, ficaram e continuam até hoje, com a mesma amizade, na mesma intensidade, no entanto outros passaram. É muito estranho lembrar estas pessoas, que por dado momento, dividimos momentos, às vezes até tão pessoais, e hoje são como estranhos que quando por acaso encontramos apenas um “Oi”, frio e distante surge como saudação. Considero que a amizade é uma via de mão dupla. As duas pessoas precisam esforçar-se para manter o laço. Confesso que desfiz-me de algumas amizades quando percebi não faziam este esforço. Descobri com o passar do tempo que este não é o amigo verdadeiro. Talvez também não tenha feito também o melhor e mim, no entanto sei que se houver amizade verdadeira voltaremos a nos falar.
Em uma amizade não existe a necessidade de cobrança, as coisas acontecem naturalmente e cada um sabe o que fazer. Não escolho meus amigos apenas porque quero um colo, consolo, palavras de conforto, fosse isso, procuraria um analista. Essa convivência é importante numa amizade, mas não considero que amizades presas a isto sejam realmente verdadeiras. Até porque, a gente descobre que todos nós temos problemas e considero egoísmo convidar um amigo depois de um dia cansativo de trabalho, para ouvir problemas, que só podem ser resolvidos somente pela própria pessoa. Ainda que o amigo sempre esteja disposto a te dar conselhos (e ele sempre dá), para largar aquele namorado cafajeste. Mesmo que o amigo sempre vá te dizer que ele não te merece, o quanto você é especial para viver certa situação que não está conveniente para você. Nem sempre a gente vai ouvir e seguir a risca o que o amigo aconselha. Mas amigos são para essas horas né!
E por mais que a gente não queira levar problemas sempre vai ter um que se preocupa mais com você. Que por mais que não o procure e prefira resolver seus problemas ele sempre vai atrás de você na tentativa de te ajudar. Por mais que recuse a ajuda deste amigo, ele vai procurar formas de te ajudar mesmo que você não saiba. Escolho meus amigos pela alma, pela bondade do coração. Hoje estou afastada de algumas pessoas que significaram muito para mim e não me sinto feliz com isso, mas nada é fácil nesta vida. Como dizem as palavras de Érico Veríssimo sobre amizade: "A amizade é um amor que nunca morre. Amigo é a luz que não deixa a vida escurecer".
Clau Miranda